img{border:0;}




UM PROJETO DE PRESERVAÇÃO SÓCIO-CULTURAL DE RANCHO GRANDE E ADJACÊNCIAS!

Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Patrono da Escola Municipal:

Joaquim Francisco de Paula:

Nasceu na Fazenda das Pedras em Rancho Grande, no dia 14 de julho de 1887, lugar onde sempre viveu e casou-se no dia 30 de julho de 1924 com dona Euvira Maria de Freitas, onde dessa união nasceu 9 filhos: Yeda, Yolanda, Órnelia, Maria José, Célio, Araci, Maria Aparecida, Irani e Nilcélia, sendo dois deles, Maria José e Célio faleceram antes de atingir 1 ano de idade. Pai dedicado Joaquim Francisco de Paula a custo de muito sacrifício conseguiu educar e formar 7  filhos, sendo 6 professores e 1 dentista. 

A aprendizagem sempre foi uma preocupação constante em sua vida, não incentivando não apenas seus filhos, mas também os filhos de seus colonos, onde acompanhava de perto para o melhor aproveitamento dos mesmos. Ao longo da vida, Joaquim foi sempre um exemplo de chefe de familia, bom esposo e pai dedicado.

No dia 02 de dezembro de 1967, aos 80 anos de idade, Joaquim Francisco de Paula faleceu em sua terra mãe, a fazenda onde ele sempre viveu, e dedicou-se como trabalhador as áreas do comércio, agricultura e pecuária.


Agradeço a cooperação da vice-diretora do EM Joaquim Francisco de Paula, pelas informações acima.
Envie fotos e sugestões para postagens pelo e-mail: adm.anaroberta@gmail.com





sábado, 13 de novembro de 2010

Um pouco de sua história:

Rancho Grande era o ponto de descanso dos tropeiros que vinham de Minas Gerais em direção a Angra dos Reis, paravam nessa região para descansar e alimentar os animais. Esses tropeiros fizeram um grande rancho nessa região para abrigar os animais sempre que paravam por aqui. Daí a origem do nome desse distrito de Bananal. Por volta do ano de 1906 esse rancho foi demolido para que nesse terreno fosse construída a Igreja de Sant’Ana, como marco do distrito. De relevo montanhoso e clima tropical, Rancho Grande se localiza entre as terras do Hotel Fazenda Boa Vista até Pouso Seco. O Rio Carioca que nasce na Serra do Carioca e deságua no Rio Paraíba do Sul em Barra Mansa é o rio mais importante da localidade, por ser um rio rico para a pesca e sobrevivência dos animais. Para os moradores existe um poço artesiano de 101m de profundidade instalado próximo ao campo de futebol de lá vai para uma caixa d’água onde é tratada para o consumo, e ai então é distribuída para a população. As modernidades foram chegando e transformando Rancho Grande num local bem aconchegante. Em 1981 o tratamento da água passou a ser feita pela SABESP. A luz elétrica chegou em 1971 e o calçamento em 1985, foram calçados 1.450m². O Correio de Rancho Grande foi inaugurado em 29 de julho de 1979. Até então, Rancho Grande era considerado um bairro de Bananal, mas com o desenvolvimento do local como a construção de casas, armazéns, padarias, bares, mercados, escola, orelhões, campo de futebol, posto de saúde e muito mais, Rancho Grande, em 1992 passa a ser Distrito de Bananal. Sua principal fonte de renda é a pecuária e a agricultura. Suas ruas principais são as ruas Antonio Frederico da Costa Gavião ou também conhecida como rua do Cemitério, e a rua da Igreja hoje, Praça Alvino José Lima. O Coronel Salatiel Alves Ferreira, (meu bisavô e tataravô da Jullia) foi um dos primeiros moradores do Distrito. Quem doou o sino a Igreja de Sant'Ana em 1906. Joaquim Francisco de Paula, que era um grande fazendeiro da região, foi também o patrono na escola hoje chamada de E.M.E.I.E.F. Joaquim Francisco de Paula, que está localizada na rua Anibal Guimarães. Antigamente a escola ficava localizada ao lado da Igreja Sant’Ana com o nome de Sant’Ana do Bom Sucesso e depois Professor Alberto Reis. Em Rancho Grande, além da Igreja Católica de Sant’Ana, também existe lá a Igreja evangélica Assembléia de Deus.

Ana Roberta Lima
MSN: anaro_lima@hotmail.com











Mostrador