img{border:0;}




UM PROJETO DE PRESERVAÇÃO SÓCIO-CULTURAL DE RANCHO GRANDE E ADJACÊNCIAS!

Pesquisar este blog

sábado, 13 de novembro de 2010

Um pouco de sua história:

Rancho Grande era o ponto de descanso dos tropeiros que vinham de Minas Gerais em direção a Angra dos Reis, paravam nessa região para descansar e alimentar os animais. Esses tropeiros fizeram um grande rancho nessa região para abrigar os animais sempre que paravam por aqui. Daí a origem do nome desse distrito de Bananal. Por volta do ano de 1906 esse rancho foi demolido para que nesse terreno fosse construída a Igreja de Sant’Ana, como marco do distrito. De relevo montanhoso e clima tropical, Rancho Grande se localiza entre as terras do Hotel Fazenda Boa Vista até Pouso Seco. O Rio Carioca que nasce na Serra do Carioca e deságua no Rio Paraíba do Sul em Barra Mansa é o rio mais importante da localidade, por ser um rio rico para a pesca e sobrevivência dos animais. Para os moradores existe um poço artesiano de 101m de profundidade instalado próximo ao campo de futebol de lá vai para uma caixa d’água onde é tratada para o consumo, e ai então é distribuída para a população. As modernidades foram chegando e transformando Rancho Grande num local bem aconchegante. Em 1981 o tratamento da água passou a ser feita pela SABESP. A luz elétrica chegou em 1971 e o calçamento em 1985, foram calçados 1.450m². O Correio de Rancho Grande foi inaugurado em 29 de julho de 1979. Até então, Rancho Grande era considerado um bairro de Bananal, mas com o desenvolvimento do local como a construção de casas, armazéns, padarias, bares, mercados, escola, orelhões, campo de futebol, posto de saúde e muito mais, Rancho Grande, em 1992 passa a ser Distrito de Bananal. Sua principal fonte de renda é a pecuária e a agricultura. Suas ruas principais são as ruas Antonio Frederico da Costa Gavião ou também conhecida como rua do Cemitério, e a rua da Igreja hoje, Praça Alvino José Lima. O Coronel Salatiel Alves Ferreira, (meu bisavô e tataravô da Jullia) foi um dos primeiros moradores do Distrito. Quem doou o sino a Igreja de Sant'Ana em 1906. Joaquim Francisco de Paula, que era um grande fazendeiro da região, foi também o patrono na escola hoje chamada de E.M.E.I.E.F. Joaquim Francisco de Paula, que está localizada na rua Anibal Guimarães. Antigamente a escola ficava localizada ao lado da Igreja Sant’Ana com o nome de Sant’Ana do Bom Sucesso e depois Professor Alberto Reis. Em Rancho Grande, além da Igreja Católica de Sant’Ana, também existe lá a Igreja evangélica Assembléia de Deus.

Ana Roberta Lima
MSN: anaro_lima@hotmail.com











6 comentários:

  1. Prezada Ana Roberta, estou fazendo um estudo da história da família, por parte materna, gostaria de saber se você já fez um estudo sobre a origem do distrito de Rancho Grande, em relação as sesmarias? E também gostaria de saber se você pode me informar onde fica o bairro de Capitão-mor, em Arapeí. Muito obrigado pela sua atenção. Rogério de Souza

    ResponderExcluir
  2. OLÁ
    Salatiel Alves Ferreira pai de Ozires Alves Ferreira pai tambem de Nelson Alves Ferreira meu avô. .SalatieL também era bisavô do meu pai Luiz Alves Ferreira.
    Muito legal saber das origens.

    ResponderExcluir
  3. Salatiel Alves Ferreira foi meu avô pai da minha mãe Maria Aparecida Ferreira

    ResponderExcluir
  4. Foi meu avô , pai da minha mãe Maria Aparecida Ferreira,e de meus tios Jair , marinho Geraldo Arildo José e tia enil

    ResponderExcluir

Mostrador