img{border:0;}




UM PROJETO DE PRESERVAÇÃO SÓCIO-CULTURAL DE RANCHO GRANDE E ADJACÊNCIAS!

Pesquisar este blog

Galeria de fotos Fazendas


"Cuidai de vossos monumentos e não sentireis a necessidade de restaurá-los. Qualquer lâmina de chumbo colocada sobre o telhado, algumas placas de beiral espaçadas no tempo salvarão o telhado e a parede. Supervisionai o velho edifício com cuidado dedicado, protegei-o o melhor que puderdes, e a qualquer custo, de qualquer influência dilapidadora. Contai-lhes as pedras, vigiai-o; cingi-o com ferro onde está desfazendo, sustentai-o com madeiramento onde declina, dai-lhe este pensamento: - vale mais uma muleta do que uma perna a menos. Fazei isto com ternura, com reverência constante e muitas gerações nascerão ainda e passarão sob sua sombra!” John Ruskin


FAZENDAS IMPORTANTES POR NILKSON SALEN:

FAZENDA ANTINHAS:

FAMILIA CORONEL ALVES ALVES FERREIRA
Fazenda das Antinhas

A extinta Fazenda das Antinhas foi uma das maiores propriedades rurais do município de Bananal, e com certeza a maior no Distrito de Rancho Grande. Em 1855 seu proprietário era o Padre Bento José Duarte, e em seu inventário, a fazenda era composta por uma casa de vivenda com seis janelas e uma porta na frente, três salas, alcovas, uma sala de jantar e cozinha; de fronte havia uma Capela, com onze portas e janelas em seu entorno. Havia também uma casa com riba, uma casa de carapina, uma tenda de ferreiro; um engenho de socar café e máquina de beneficiamento. Em forma de L, a senzala, com trinta laços, tinha suas portas avarandadas e voltadas ao terreiro de café, e abrigava os 137 cativos da fazenda. Do lado oposto da senzala ficavam as tulhas. Em 1861, a fazenda das Antinhas foi adquirida por Laurindo José de Almeida, o Visconde de São Laurindo. Além de dar continuidade as atividades agrícolas, o Visconde deu início a criação de cavalos de raça, e em 1875 trouxe para a fazenda um especialista nesse tipo de criação e domação, também promoveu na fazenda um curso para criadores no município. Além das Antinhas, o Visconde foi proprietário das fazendas São Geraldo e Laranjeiras, em Bananal, e a fazenda da Barra no município de São José do Barreiro.
( Imagem: Coleção particular Família Almeida/Vallim )


Por Nilkson Salem 




FAZENDA BOM SUCESSO:

FAMILIA CARRARO

O exemplo vivo da origem do nome de Rancho Grande!

Fazenda Bom Sucesso
Bom Sucesso foi edificada em terras do Tenente Coronel Marcos de Oliveira Arruda. Provavelmente construída na primeira metade do século XIX, o que restou é apenas uma parte da casa sede, já que sua edificação primitiva era em forma de U. Grandes fazendas cafeeiras, hoje extintas, eram vizinhas da Bom Sucesso, entre elas; a fazenda das Pedras e Antinhas. Pertence a Familia Carraro!



Por Nilkson Salem 

Mostrador