A construção da Rodovia dos Tropeiros que corta Rancho Grande foi construída por volta de 1929, e foi asfaltada pela primeira vez por volta de 1958, sendo dotada de pavimentação asfáltica. Tendo seu recapiamento completo em 1998.
Hoje a Antiga Rio-São Paulo, é uma das Estradas dos Tropeiros no Brasil, que fez parte da História do Brasil Império quando Dom Pedro I passou na viagem entre Rio e São Paulo, no ano de 1822, quando o Brasil conquistou sua independência.
Hoje a Estrada dos Tropeiros é apenas um marco histórico, sendo um marco entre as riquezas do Período do Café, tráfico negreiro, e extração do ouro mineiro, e o inicio da decadência destas terras. Hoje a estrada paulista liga as cidades entre Silveiras até Bananal.
Com a construção da Via Dutra em 1950, as cidades de Monteiro Lombato, parou no tempo e sua economia de subsistência, se mantêm a pecuária, e hoje tenta se ergue com maestria e cheia de projetos na área de Turismo e ecoturismo. O Caminhos da Corte no Vale Histórico, existem quatro acessos na via Dutra para o Circuito Turístico Vale Histórico: Saída 36, Saída 34 e Saída 8 - no estado de São Paulo e a Saída 237 – no estado do Rio de Janeiro
Em visita ao Museu do Forte de Copacabana em janeiro de 2011, não pude de deixar de registrar uma foto de indignação com o mentor da decadência das cidades mortas* paulista.
* Cidades mortas: língua ferina Monteiro Lombato, ataca o marasmo político-econômico-literário de seu tempo. E a decadência econômica impunha-se desde as últimas décadas do século XIX com a derrocada da produção cafeeira, impondo uma nova passagem para o eixo Rio-São Pulo, atacando diretamente com cidades, que não teve desenvolvimento nenhum, a partir da construção da Via Dutra e a com decadência do período cafeeiro
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